Wikipedia

Resultados da pesquisa

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Santiago Calatrava - Arquiteto Espanhol




Santiago Calatrava – expoente da escultura espetáculo - conhecido em todo mundo pelos seus prédios de vidro e aço que lembram esculturas gigantes que desafiam as leis a física e provocam transformações radicais nos cenários onde são inseridos.


Atraindo atenção pelos tubos de aço que formam a silhueta de um pássaro com asas que atingem 66 metros de comprimento se movendo suavemente para cima e para baixo, o Museu de Arte de Milwaukee, nos Estados Unidos é um dos mais ousados trabalhos de Santiago.



                                                                     


                                                                              
                             

Museu do Amanhã será erguido no Píer Mauá, em meio a uma grande área verde. Serão cerca de 30 mil m², com jardins, espelhos d'água, ciclovia e área de lazer. O prédio terá 15 mil m² e arquitetura sustentável. 

O projeto arquitetônico, concebido por Santiago Calatrava, prevê a utilização de recursos naturais do local - como, por exemplo, a água da Baía de Guanabara, que será utilizada na climatização do interior do Museu e reutilizada no espelho d´água. 

No telhado da construção, grandes estruturas de aço, que se movimentam como asas, servirão de base para placas de captação de energia solar. Com isso, o Museu do Amanhã vai buscar a certificação Leed (Liderança em Energia e Projeto Ambiental), concedida pelo Green Building Council (USGBC). O projeto do Museu do Amanhã foi totalmente baseado pela paisagem da zona portuária e da Baía de Guanabara. Como parte integrante do Projeto Porto Maravilha é também esperada a demolição do Elevado da Perimetral no intuito de revitalizar a região portuária do Rio.
A previsão inicial de conclusão das obras era 2014 mas sua construção sofreu atrasos e atualmente não se sabe ao certo sua data de conclusão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário